Prefeitura de São Gonçalo inaugura espaço criado para combate ao mosquito da dengue

A Prefeitura de São Gonçalo inaugurou no sábado (11), o Jardim da Usina, no Parque Industrial do município. No jardim foram plantadas sementes de crotalária – flor que ajudará no combate do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya.

O espaço, que abrigará 10 mil sementes da crotalária, é uma parceria entre a Prefeitura e o grupo Active Citizens e faz parte do Programa Jardins de Inovação Social.

Na inauguração, estiveram presentes o Prefeito José Luiz Nanci, a primeira-dama Eliane Nanci, secretários municipais, vereadores, o deputado federal Altineu Côrtes, além dos idealizadores do projeto.

“Precisamos cuidar mais de nossa cidade e este projeto irá proporcionar a comunidade do entorno que o mosquito causador de diversas doenças, como a dengue e zika, não cause mais nenhum mal”, disse o prefeito.

Vindo diretamente do Reino Unido para a inauguração, Martin Dowle destacou que São Gonçalo, de todas as cidades brasileiras acompanhadas pelo grupo Active Citizens, é a mais avançada neste projeto de sustentabilidade e prevenção às endemias.

“São Gonçalo é a primeira cidade que recebe este projeto e está mais avançada nos estudos do tema. Também encontramos aqui o apoio do órgão público que abraçou a ideia e agora se torna uma cidade de inovação e conscientização ambiental, junto com outros 46 países”, concluiu Dowle.

O mosquito da dengue

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico que vive dentro de casa e perto do ser humano. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da colocação de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros. A população pode denunciar focos do mosquito Aedes aegypti, assim como solicitar visitas dos agentes, através dos telefones 2712-0720 ou 0800-022-6806.

Fonte: Jornal O São Gonçalo

Comments

comments

Você também pode gostar...